O que você vai descobrir nesse artigo
Gatilho Mental da Autoridade
Toda relação se baseia em CONFIANÇA. Seu cliente deve CONFIAR em você para que ele compre. As pessoas compram de quem elas gostam, conhecem e CONFIAM. Estabeleça sua autoridade, e suas vendas decolam.
Esse é o princípio fundamental para que as vendas ocorram, e desde a Grécia antiga esse conceito é usado.
Aplique esse princípio. Quando falamos de negócios, estamos jogando o jogo do longo prazo. Autoridade não é apenas uma pérola única e mágica. É a SUA imagem e construção ao longo do tempo.
Aposte no longo prazo, seja consistente, e você terá resultados.
Gatilho Mental da Reciprocidade
Quanto mais você dá, mais você recebe. Isso não é *exatamente* verdade quando olhamos os números. O mais importante é: faça com que seu cliente ACREDITE em você, e FIQUE PILHADO para que queira saber como transformar a vida dele.
Já falei diversas vezes que trabalhar com conteúdo gratuito é um tiro no pé. Mas existem formas CORRETAS de fazer isso.
Por exemplo, capturar “leads” na maioria das vezes é uma perda de tempo. Mas VENDER (mesmo com prejuízo inicial) pode ser a melhor coisa para seu negócio.
Claro, esse é um jogo de números, mas faça o teste.
Gatilho Mental da História
ESSE é o único gatilho que você realmente precisa ficar bom. Levei anos para aprender, as primeiras histórias que contei eram uma droga. Mas… depois de alguns milhares de dólares investidos, horas de cursos e mais de uma centena de histórias escritas… estou começando a entender
A história mais conhecida para vendas é a Jornada do Herói, baseada no modelo de Joseph Campbell. Mas… na minha opinião… esse NÃO é o melhor modelo de história.
Funciona… mas existem alternativas melhores.
De qualquer forma, histórias fazem as pessoas estarem na mesma frequência mental. Uma história bem contada pode fazer a diferença para sua vida.
Se eu que sempre fui um fiasco em contar histórias, hoje consigo criar histórias “arrasa quarteirão”… Você também pode.
Polêmica e Polarização: O Gatilho Mental Mais Explosivo de Todos
Tenha cuidado ao usar esse gatilho mental… mas os resultados são explosivos.
Gatilho Mental do Porque (Justificativa)
Você deve justificar para seu cliente porque sua solução é a melhor. Porque agora que ele já decidiu EMOCIONALMENTE… você precisa usar os argumentos lógicos que ele precisa para “derrubar” as últimas barreiras que impedem a conclusão da venda.
Quando mostramos essas justificativas, derrubamos barreiras. Não só a palavra “porque”, mas a estrutura do “se… então…” é muito poderosa para isso.
Quanto mais objeções você derruba ANTES que elas surgem, mais suave será o seu processo de vendas.
Gatilho Mental da Venda Negativa
Há um motivo porque você deve falar MAL do seu produto. Porque você expondo as “falhas” dele, você constrói autoridade… e já avisa seu cliente EXATAMENTE o que ele irá receber.
Isso pode parecer um contra-senso… mas é muito importante.
Porque se você expõe uma falha do seu produto, você se mostra íntegro.
Como o mundo está cheio de falsas promessas e soluções milagrosas que não funcionam, apontar suas próprias falhas faz uma enorme diferença. Porque você supera a barreira de que “você só quer vender a todo custo”.
Já ganhei um contrato de múltiplos 5 dígitos por isso.
Gatilho Mental da Garantia e Reversão de Risco
Seu cliente tem medo. Seu cliente tem dúvidas. E isso é ainda mais justificado quando estamos fazendo vendas pela internet.
Por isso, REVERTER O RISCO do seu cliente é muito importante. Seu produto é bom? Você confia no que entrega?
Então coloque a mão no fogo.
Seu produto promete resultados em 3 meses? Dê 6 meses de garantia. Ou enfie o pé na jaca e dê garantia vitalícia.
Eu já comprei uma mochila por quase mil reais apenas porque a garantia é vitalícia. Ou seja… NÃO ME PREOCUPO NEM UM POUCO com a qualidade do que comprei.
Nem do que entrego.
Aumente a garantia dos seus produtos.
Me agradeça depois.